Lavar as mãos: confira a importância desse hábito
Você lava as suas mãos com freqüência? Uma ação muitas vezes automática, que aprendemos desde cedo e que pode passar despercebida, salva vidas. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que até 40% das contaminações por vírus e bactérias são diminuídas através desse pequeno hábito, sendo uma das medidas mais simples e práticas para diminuir a propagação de doenças.
Ao decorrer do dia compartilhamos objetos e entramos em contato com tantas superfícies que nem nos damos conta, e o compartilhamento de microorganismos está acontecendo em todo esse processo. O simples hábito de lavar as mãos corretamente protege seu corpo de doenças que são transmitidas pelo contato de nossas mãos com essas superfícies contaminadas, como gripe, conjuntivite e até doenças mais graves
como Hepatite A.
Como devemos lavar as mãos corretamente?
Para lavar as mãos corretamente, devemos utilizar água e sabão. O processo deve levar pelo menos 30 segundos, onde devemos ensaboar e esfregar bem as palmas das mãos, entre os dedos, dorsos e punhos, enxaguando abundantemente em seguida.
É indicado lavar as mãos nas seguintes situações:
– Antes e depois do preparo de comidas e de comer;
– Após usar o banheiro;
– Após apertar a mão de outra pessoa;
– Após contato com lixo ou com superfícies sujas;
– Após espirrar, tossir, assoar o nariz ou entrar em contato com alguma secreção
corporal;
– Após contato com animais;
– Após contato com superfícies de uso público em geral.
Algumas situações especiais onde também é indicado lavagem das mãos mais vezes é para pessoas que cuidam de bebês ou pessoas doentes com o sistema imunológico fragilizado, uma vez que essas estão mais suscetíveis a contaminação dificultando sua recuperação.